Estação de S.Bento

escultura no largo Almeida GarrettA Estação Ferroviária de São Bento, situa-se no largo Almeida Garrett, popularmente conhecido como São Bento, e pertence à freguesia da Sé, na cidade do Porto. Foi edificada no lugar onde anteriormente existiu o Mosteiro de S. Bento da Ave-Maria, de freiras beneditinas, dando origem ao seu nome, que foi demolido só depois da morte da última freira no final do século XIX. Com a afirmação do Liberalismo no início do século XIX, e depois de extintas as ordens religiosas, o regime confiscava os bens patrimoniais monásticos por decretos de 1832 e 1834, determinando que estes passassem para o Estado após a morte da última religiosa. No caso do Mosteiro da Avé Maria, esta terá falecido em 1892, ficando então as instalações devolutas.

O projecto da estação ficou a cargo do arquitecto portuense José Marques da Silva e a cerimónia de lançamento da primeira pedra pelo rei D. Carlos e por D. Amélia de Orleães, realizou-se em 22 de Outubro de 1900, no cunhal da rua da Madeira, tendo sido adiado o prosseguimento das obras de edificação da estação, devido ao seu planeamento não se encontrar concluído. Em 1901, deu-se início às obras de terraplanagem do lado da rua do Loureiro, nomeadamente a demolição da Igreja de São Bento, a algumas escavações e instalação de saneamento, e à construção de um muro de sustentação do terreno de grande cota. As plataformas de passageiros ficaram concluídas em 1905 assim como o cais coberto do lado da rua do Loureiro e algumas obras de saneamento.

A ornamentação e instalação dos painéis de azulejos no vestíbulo ficaram a cargo do artista plástico Jorge Colaço (1906). Cobrem cerca de 551 metros quadrados contando-se ao todo cerca de 23 000 azulejos que ilustram as paisagens da região assim como os hábitos das suas gentes, narram a evolução dos transportes e relatam alguns episódios da história de Portugal: o encontro de Valdevez, cena que evoca o torneio que se travou entre cavaleiros em 1140 nas margens do rio Lima; a entrega de Egas Moniz, nobre pertencente a uma poderosa família de Entre Douro e Minho; o casamento de D. João I com Dona Filipa de Lencastre em 1386; a conquista de Ceuta em 1415. 

Em 5 de Outubro de 1916, foi inaugurado o edifício definitivo da Estação de São Bento.

A construção da estação de caminho de ferro levou mais tarde ao alargamento da praça Almeida Garrett, com vista a facilitar o acesso automóvel entre a baixa do Porto e a estrada para Lisboa. Procedeu-se então à demolição de praticamente todo o quarteirão a sul da praça de inestimável valor histórico e patrimonial, rasgando-se, na década de 1950, uma ampla avenida de ligação ao tabuleiro superior da ponte D. Luís, a actual Avenida de D. Afonso Henriques. 

A última grande intervenção urbanística na praça ocorreu em 2005 aquando da construção da linha do Metro do Porto e da respectiva estação de metro, da autoria do arquiteto Siza Vieira. 

 

 

vista da igreja e entrada da Estação de São Bento

 

escultura no largo Almeida Garrett

 

 

A Estação Ferroviária de S.Bento, situa-se no largo Almeida Garrett, popularmente conhecido como São Bento, e pertence à freguesia da Sé, na cidade do Porto. Foi edificada no lugar onde anteriormente existiu o Mosteiro de S. Bento da Ave-Maria, de freiras beneditinas, dando origem ao seu nome, que foi demolido só depois da morte da última freira no final do século XIX. Com a afirmação do Liberalismo no início do século XIX, e depois de extintas as ordens religiosas, o regime confiscava os bens patrimoniais monásticos por decretos de 1832 e 1834, determinando que estes passassem para o Estado após a morte da última religiosa. No caso do Mosteiro da Avé Maria, esta terá falecido em 1892, ficando então as instalações devolutas.



IMPORTANTE:

Os artigos e piadas são da responsabilidade dos seus respectivos autores. Este é apenas um portal de promoção turistica do nosso país. Nós não censuramos (excepto os comentários). Contudo, se detectar algo ilegal ou demasiado ofensivo, favor contactar que removeremos de imediato.



Deixe um comentário

O seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados.