PONTE DE TOURIM

A ponte de Tourim fica localizada no lugar de Tourim, na freguesia de Amonde , ao km 8 da EN 305, junto à nova ponte sobre o Rio Âncora, no município de Viana do Castelo. Encontra-se na divisória dos concelhos de Viana do Castelo e de Caminha (freguesia Orbacém).

Na casa que se localiza junto à ponte, na margem esquerda, encontram-se umas alminhas na base das escadas, voltadas para a entrada da ponte.

Pelo território de Viana do Castelo passavam importantes vias romanas, como é o caso da célebre "Per loca maritima", referenciada no itinerário de Antonino. Esta via, saindo de Bracara Augusta, passava o Cávado e depois o Lima, sulcando todo o Concelho Vianense até ao Âncora, que era atravessado pela ponte de Tourim. 

Esta ponte, que possui ainda parte das suas fundações romanas, foi reconstruida na época medieval, tendo feito parte integrante de um dos mais importantes "caminhos de Santiago", trilhado por milhares de peregrinos, fundamental para o desenvolvimento económico desta região. 

A ponte actual, embora mantenha a sua traça medieval, nomeadamente o perfil em cavalete, corresponde já a uma reconstrução da Idade Moderna, possivelmente entre os sécs. XVII e XVIII, de tabuleiro em cavalete com uma largura máxima de 4 m. e 21 m. de comprimento, assente num único arco de volta perfeita, em cantaria. 

Apresenta pegões cegos, estando o arranque protegido por um muro de silhares graníticos, a montante e jusante em ambas as margens, que entestam no respetivo pegão. O tabuleiro, de parapeito saliente, apresenta um pavimento lajeado, registando-se ainda guardas em cantaria. 

O aparelho dos paramentos revela os sucessivos arranjos, particularmente nas extremidades da caixa do tabuleiro, onde se regista um aparelho irregular que incorpora blocos de xisto com silhares graníticos bem aparelhados, enquanto a zona envolvente do arco se conserva em aparelho regular de silhares graníticos, com algumas fiadas pseudo-isódomas. No vértice do tabuleiro, encontra-se, encaixado entre as guardas, do lado montante, um cruzeiro, com plinto de formato retangular e ligeiramente saliente em altura.

Na envolvente à ponte, pode-se encontrar um parque de merendas, envolto de paisagem bucolica, tipicamente minhota. Atualmente a ponte nova, é mais utilizada enquanto rota para os caminhante de Santiago de Compostela.

A ponte de Tourim fica localizada no lugar de Tourim, na freguesia de Amonde , ao km 8 da EN 305, junto à nova ponte sobre o Rio Âncora, no município de Viana do Castelo. Encontra-se na divisória dos concelhos de Viana do Castelo e de Caminha (freguesia Orbacém).



IMPORTANTE:

Os artigos e piadas são da responsabilidade dos seus respectivos autores. Este é apenas um portal de promoção turistica do nosso país. Nós não censuramos (excepto os comentários). Contudo, se detectar algo ilegal ou demasiado ofensivo, favor contactar que removeremos de imediato.



Deixe um comentário

O seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados.