Museu rural de Salselas

O museu rural de Salselas, fica situado no concelho de Macedo de Cavaleiros,  cuja exposição permanente representa a imagem da cultura tradicional transmontana, antiga província e comunidade portuguesa. 

Ostenta uma considerável coleção de objetos, testemunhos da forte relação entre o homem e a terra, estando distribuída por secções temáticas, agrupadas em dois universos: o Universo do Homem e o Universo da Sociedade Rural. 

O primeiro, reúne objectos que permitem ao visitante uma viagem pelas ancestrais técnicas de produção da terra, em ciclos como o do pão, do vinho, do azeite ou do linho. Apresenta os ofícios tradicionais como o do alfaiate, o sapateiro, a cesteira, o barbeiro, o ferreiro ou o caldeireiro. A visita passa ainda pela religiosidade transmontana.

O segundo, representa a tipificação da casa transmontana, onde foram recriadas as zonas da lareira, da cozinha e do quarto do lavrador.

Jaime António Gonçalves, mais conhecido como o escritor António Cravo, emigrado em terras de França, foi o mentor desta iniciativa e mobilizou a comunidade emigrante da freguesia bem com a população local para a preservação de um património que corria o risco de desaparecer.

A ideia, que nasceu em 1976, acabou por ser concretizada, tendo a população participado ativamente no projeto, desde a construção do edifício até à doação do espólio que hoje exibe este espaço museológico rural. 

Muito perto dali, a barragem do Azibo trouxe modernidade, progresso e lazer à região onde as suas praias fluviais são inigualáveis, contrastando com o conceito do acervo exposto no museu, que retrata o trabalho braçal tantas vezes duro e sofrido.

O museu rural de Salselas, fica situado no concelho de Macedo de Cavaleiros,  cuja exposição permanente representa a imagem da cultura tradicional transmontana, antiga província e comunidade portuguesa. 



IMPORTANTE:

Os artigos e piadas são da responsabilidade dos seus respectivos autores. Este é apenas um portal de promoção turistica do nosso país. Nós não censuramos (excepto os comentários). Contudo, se detectar algo ilegal ou demasiado ofensivo, favor contactar que removeremos de imediato.



Deixe um comentário

O seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados.