Torre dos Alcoforados

A Torre dos Alcoforados, também designada por Torre dos Mouros, Torre Alta ou Torre do Lordelo, situa-se em Lordelo, no município de Paredes distrito do Porto, e constitui um exemplo de “domus fortis” (residência senhorial fortificada). 

A Torre dos Alcoforados é representativa de uma tipologia de habitação senhorial que marcou a Idade Média portuguesa, e está datada da primeira metade do século XIV. Implantada numa zona de vale agrícola, de terrenos férteis, alimentados por linhas de água, assenta num afloramento granítico convertendo-se num acentuado declive para os campos, denunciando estratégia de implantação, que garantia por um lado, condições mínimas de defesa, alicerçadas nas características construtivas da própria torre – domus fortis – e por outro lado, domínio visual sobre as terras e imposição na paisagem.

Esta estrutura que se enquadra no românico de resistência, é nos vãos [aberturas] que notamos já a cronologia tardia da sua construção, provavelmente do século XIV.

Conservando a sua estrutura original, a Torre dos Alcoforados caracteriza-se por planta sub-quadrangular com rés-do-chão e dois pisos sobradados, ao nível térreo a porta, no primeiro piso abre-se um vão de varandim em arco quebrado e janelas/frestas geminadas distribuídas pelos dois pisos superiores com conversadeiras pelo interior.  As escadas que lhes davam acesso eram também de madeira, como mostram os encaixes que sustentavam as traves 

A Torre, dita dos Alcoforados, conta, na sua história, as vicissitudes que a ligam a várias famílias e linhagens do Entre-Douro-e-Minho.

Apesar de intitulada dos Alcoforados, pensa-se que antes de pertencer a estes senhores,foram dos de Urrô (prováveis mentores da construção) e, depois, os Brandões, família ligada às elites urbanas do Porto.

Em 1993 foi classificada como imóvel de interesse público e está integrada na Rota do Românico.

A Torre dos Alcoforados, também designada por Torre dos Mouros, Torre Alta ou Torre do Lordelo, situa-se em Lordelo, no município de Paredes distrito do Porto, e constitui um exemplo de “domus fortis” (residência senhorial fortificada). 



IMPORTANTE:

Os artigos e piadas são da responsabilidade dos seus respectivos autores. Este é apenas um portal de promoção turistica do nosso país. Nós não censuramos (excepto os comentários). Contudo, se detectar algo ilegal ou demasiado ofensivo, favor contactar que removeremos de imediato.



Deixe um comentário

O seu e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados.